Barra

O bairro localiza-se na entrada da Baía de Todos os Santos e tem mais de 500 anos de história. Aqui começou a colonização portuguesa da cidade. Em 1501, o padrão de posse português foi instalado no local do atual Farol da Barra. Era 1º de novembro, dia de Todos os Santos. Depois surgiu o primeiro povoado, com Caramuru.

Em 1549, Thomé de Souza desembarcou no Porto da Barra para fundar a primeira capital do Brasil. O bairro possui três fortes históricos e uma das igrejas mais antigas da Cidade: a Igreja de Santo Antônio da Barra. Em Dois de Julho de 1823, foi o último solo dos soldados portugueses na Bahia.

Os imigrantes ingleses tiveram importante papel no desenvolvimento de Salvador, no século 19. Construíram várias moradias no bairro e o Cemitério Inglês.

 

Até os anos '60, as praias da Barra eram as mais populares de Salvador e ainda são muito frequentadas. Hoje, é um dos bairros mais agitados da cidade, com intensa vida noturna e praias iluminadas. O Porto da Barra foi considerado uma das melhores praias do mundo pelo CNN.

 

Farol e Forte da Barra (Ponta do Padrão)

 

Salvador

 

Barra

 

Praia Barra

 

Forte de Santa Maria

 

Barra antiga

 

Parte do litoral do bairro da Barra.

 

Mapa Barra

 

 

Trecho da Barra visto à noite, em direção ao Morro do Cristo. Parte banhada pelo Oceano Atlântico.

 

Salvador

 

Forte de São Diogo

 

Porto da Barra

 

Marco

 

Copyright © Guia Geográfico - Bairros Históricos e Praias de Salvador

 

Morro do Cristo

 

Entrada da Baía de Todos os Santos

 

Av. Oceânica

 

Turismo Salvador Bahia

 

 

Ondina

 

Barra

 

 

 

 

R. Mendes

 

 

V. R. Tupinambá