Museu Náutico da Bahia

 

Museu Náutico da Bahia, instalado no Forte da Barra, apresenta conhecimentos e acervo sobre a hidrografia, navegação, naufrágios e sinalização náutica da Bahia nos séculos 17 e 18. Possui várias peças, maquetes e cartas náuticas antigas, em seu acervo. Existe muito material sobre a arqueologia submarina. O conjunto arquitetônico militar, entretanto, é a principal atração do Museu.

Em 1974, foi inaugurado, no Forte, o Museu de Hidrografia e Navegação. Em 1998, após uma restauração das instalações, o Museu foi reinaugurado com o nome atual. Visite o site oficial do Museu Náutico da Bahia.

 

Salvador

 

O Naufrágio do Galeão Sacramento

O naufrágio do galeão português Santíssimo Sacramento, capitânia da frota da Companhia Geral de Comércio do Brasil, é um dos principais temas do Museu.

Na noite de 5 de maio de 1668, o galeão, com cerca de 500 toneladas, naufragou após chocar-se com um banco de areia, próximo ao Rio Vermelho. Morreram mais de 400 pessoas e sua valiosa carga afundou junto com a embarcação.

O alarme do naufrágio ocorreu com um tiro de canhão do Forte da Barra, conforme o protocolo da época.

Em 1976, organizou-se uma expedição para resgatar parte da carga e equipamentos do galeão. Parte desse acervo está exposto no Museu. Outra parte continua no sítio arqueológico submarino do Galeão Sacramento.

 

Entrada do Museu Náutico, instalado no Forte da Barra.

 

Instalações do Museu Náutico.

 

Museu Náutico

 

 

Farois antigos

 

Antigos equipamentos de sinalização náutica.

 

Museu Barra

 

Salvador

 

Bairro da Barra

 

Museu Náutico da Bahia

 

Copyright © Guia Geográfico - Bairros Históricos de Salvador

 

 

Turismo Salvador Bahia

 

 

 

 

 

 

 

 

Rita Barreto

 

 

 

Rita Barreto