Carnaval

O Carnaval de Salvador é o maior evento de participação popular, não religioso, do mundo. Os foliões dominam completamente a Cidade, por mais de uma semana. Em verdade, dura todo o verão, com as festas que começam em 4 de dezembro, com a Festa de Santa Bárbara, no Pelourinho.

A folia do carnaval baiano é secular. Já em 1832, Darwin participou do Carnaval de Salvador e registrou as brincadeiras da Cidade, na época.

O Carnaval acontece, ao mesmo tempo, em vários bairros da Cidade. Nenhum outro carnaval no mundo chega perto da contagiante folia baiana.

 

Desfile de blocos no Campo Grande durante o carnaval de Salvador (foto Manu Dias). Mais Axé►

 

Bahia

Salvador

 

O Carnaval da Bahia é Feito pelo Povo

Conta-se que, há algumas décadas atrás, houve um ano em que a Prefeitura resolveu que não haveria Carnaval nas ruas de Salvador, devido à bagunça que existia na época. Haveria apenas nos clubes. Nada foi organizado, mas o povo foi pras ruas do mesmo jeito e fez o carnaval que quis.

Na Bahia, quem faz o Carnaval é o povo. Sempre foi assim, embora, hoje, haja bastante organização, com a participação da Prefeitura, blocos e instituições culturais.

A exagerada quantidade atual de camarotes, entretanto, dificulta a participação dos pipocas, os mais tradicionais entre os foliões do Carnaval da Bahia. O termo pipoca era mais popular no início dos anos '80, para os baianos, sem abadá, que "pulavam o carnaval" ao ritmo do frevo, atrás do trio elétrico. Nessa época, os camarotes restringiam-se ao Campo Grande e poucos outros lugares.

 

Carnaval Salvador

 

 

Daniela Mercury canta Chame Gente (de Armandinho e Moraes Moreira), em Ondina, no Carnaval de Salvador. Nessa versão, Daniela começa ao ritmo do axé baiano e termina no frevo pernambucano.

 

 

 

A transmissão, nota 10 e ao vivo, do Carnaval de Salvador, em canal especial do YouTube, em 2014.

Na imagem vê-se o Carnaval do Farol da Barra, com ambiente no terrapleno do primeiro farol da América.

O Carnaval de Salvador é multiambiental e acontece em vários bairros da Cidade. Busca-se, assim, evitar multidões exageradas e dar espaço para todos brincarem na maior festa do mundo.

 

Carnaval Youtube

 

Copyright © Guia Geográfico - Bahia Turismo, Entretenimento.

 

Carnaval Bahia

 

Turiasmo Bahia

 

Turismo Salvador Bahia

 

 

Carnaval

 

Imagens Carnaval

 

 

 

 

Divulgação