Theatro São João

O Theatro São João da Bahia, foi o primeiro grande teatro de ópera do Brasil. Inaugurado em 13 de maio de 1812, aniversário do Príncipe Regente Dom João. Um incêndio em 6 de junho de 1923 destruiu o magnífico prédio. Ficava na atual Praça Castro Alves, onde foi construído posteriormente o Palácio dos Esportes.

A criação do teatro foi justificada em 1806, por uma portaria do Conde da Ponte, o Governador Régio da Bahia, na época. Foi erguido nas Portas de São Bento e parcialmente custeado com uma loteria. Sua arquitetura seguiu o estilo Luís XVI, mas os detalhes perderam-se em um incêndio da biblioteca pública, em 1912.

Sabe-se que sua acústica era elogiada e que as madeiras de lei utilizadas eram jacarandá e cedro. Existiam várias pinturas ornamentais em grandes tamanhos e esculturas. Suas paredes eram muito espessas, uma das prováveis razões de sua longevidade.

Foi o quarto teatro público da Bahia e estima-se que tinha capacidade para mais de 800 pessoas, embora alguns autores acreditem que chegasse a 2000.

Em sua primeira temporada o teatro empregou uma companhia portuguesa de artistas, uma orquestra, dançarinas e cantores italianos, além dos técnicos cênicos. Posteriormente, vários artistas baianos passaram a integrar o quadro, com importantes contribuições para a arte dramática nacional.

Mais: os panos de boca do Theatro São João e Teatro Castro Alves

 

Teatro Antigo Salvador

 

Salvador

 

Acima, fotografia do Theatro São João, em 1858, do francês Victor Frond (1821-1881). Original em albúmen, no Iphan.

 

O antigo Largo do Theatro recebeu o nome de Praça Castro Alves, em 1881, mas o Theatro continuou lá até 1923 (fotografia colorizada no início do século 20).

Mais: Imagens antigas do Theatro São João

 

Salvador Antiga

 

Mais: Teatros de Salvador

 

 

 

A lateral vista do Elevador Lacerda, em 1884.

 

Acima, o interior do Teatro.

 

Copyright © Guia Geográfico - Patrimônios Históricos da Bahia, Teatros.

 

Theatro Bahia

 

Turismo Salvador Bahia

 

Teatro São João

 

Plateia Teatro

 

 

 

Theatro São João

 

 

 

Clique para ampliar