Salvador Antiga

 

Em 1832, Charles Darwin visitou Salvador durante sua expedição no Beagle e descreveu em seu diário suas primeiras impressões da Cidade:

"Seria difícil imaginar visão tão magnífica. Requer a natureza para torná-la assim. Se fosse fielmente representada em uma imagem, um sentimento de incredulidade seria levantado [...]. A cidade é envolvida por um bosque luxuriante e situada em uma encosta íngreme com vista para as águas calmas da grande baía de Todos os Santos. As casas são brancas e nobres [...] com aparência leve e elegante. Conventos, pórticos e prédios públicos ressaltam-se à uniformidade das casas. A baía é ponteada com navios de grande porte. Em resumo, a vista é uma das melhores do Brasil. [...] O cenário não é nem mais nem menos que uma visão das Mil e Uma Noites, com a vantagem da realidade".

Darwin passou o Carnaval em Salvador, que já era então bem agitado, talvez um pouco demais para os ingleses. A parte mais negativa do Brasil, na época, era o trabalho escravo dos negros, que só foi abolido em 1888.

Antes de Darwin, esteve na Bahia, em 1699, o explorador inglês William Dampier, que só fez elogios a Salvador.

A escritora britânica Maria Graham, que visitou Salvador alguns anos antes de Darwin, também se impressionou com a beleza da Cidade.

Em 1859, o engenheiro inglês Ben Mulock relatou ao chegar em Salvador: "Eu nunca vi um lugar que me agradasse mais à primeira vista. Ela estende-se ao redor da baía, de forma crescente. A costa é alta e as casas erguem-se umas acima da outra [...], misturadas com bananeiras e coqueiros, tudo tão verde."

Nos séculos 17, 18 e parte do 19, Salvador era uma das mais importantes e maiores cidades da América. Seu patrimônio histórico e cultural elevam, hoje, a antiga capital da América Lusitana, ao patamar dos principais centros culturais do mundo, onde grandes eventos culturais ocorrem o ano inteiro.

 

Bahia

 

Acima, a Cidade do Salvador, representada pelo pintor inglês Augustus Earle (1793-1838), que acompanhava a expedição do Beagle. No alto, vê-se o Theatro São João, que funcionou de 1812 a 1922, no local da atual praça Castro Alves. Embaixo, na parte central da imagem, estão as torres da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, inaugurada em 1765. À esquerda, pode-se identificar o Forte São Marcelo.

 

Salvador

 

Ladeira de São Bento no início do século 20. No alto, o Mosteiro de São Bento (edição Raphaël Tuck & Sons, London).

 

Farol Barra

 

Catedral Se Brasil

 

A Barra em 1928.

 

Centro Histórico

 

Salvador Antiga

 

Mapa Historico

 

Barra antiga

 

Ladeira São Bento

 

Igrejas Salvador

 

Catedral Basilica

 

Mapa Centro Historico

 

Cais Amarras

 

 

Panorama Mulock

 

Antiga São Pedro

 

Salvador Antiga

 

 

Bahia

 

Copyright © Guia Geográfico - Imagens Históricas.

 

Turismo