Largo do Pelourinho

O pelourinho era um instrumento de punição legal utilizado pelos portugueses em todas as cidades do Brasil. Era um poste de madeira ou de pedra, com argolas de ferro, erguido em praça pública, onde os infratores da lei eram amarrados e chicoteados.

O pelourinho de Salvador foi instalado no século 16, com a fundação da cidade. Inicialmente, localizava-se na Praça Municipal (atual Praça Thomé de Sousa). Foi transferido depois para o Terreiro de Jesus e, com o protesto dos jesuítas, transferido para um local após as Portas de São bento, como indicado no Prospecto de Caldas. Em 1807, foi instalado no atual Largo do Pelourinho, até que esse tipo de punição fosse extinto, cerca de 30 anos depois.

Esse pelourinho poderia ser de mármore, como o da Cidade Velha de Cabo Verde, que ainda existe.

 

Salvador

 

Mapa Centro Historico

 

Walt Disney

 

Walt Disney retrata o Pelourinho, na Bahia romântica dos anos '40, em seu clássico Você já Foi à Bahia?, de 1944. Mais Pelourinho antigo►

 

O Largo do Pelourinho e suas redondezas abriga um grande número de casarões e igrejas dos séculos 17 e 18. Alguns são hoje instalações de museus, centros culturais e restaurantes.

 

O Largo do Pelourinho em 2003, com o bairro do Carmo, ao fundo.

 

Centro Histórico

 

Pelourinho em 1859

 

Pelourinho

 

Igrejas Salvador

 

Comemoração do Dia da Baiana do Acarajé, no Pelourinho

 

Baianas Pelourinho

 

Pelourinho

 

Copyright © Guia Geográfico - Centro Histórico de Salvador.

 

Salvador Turismo

 

Largo do Pelourinho

 

 

 

Elói Corrêa