Praça Vinicius de Morais

O poeta Vinicius de Morais (1913-1980) veio morar em Itapuã, no início dos anos '70, com sua amada e atriz baiana Gessy Gesse. Aqui viveu por cerca de seis anos, inicialmente em uma casa alugada, depois em sua casa de Itapuã. Acompanhava o casal, a cozinheira baiana Maria Dolores Scher.

O Monumento da Praça Vinicius de Morais é de autoria do artista plástico baiano Juarez Paraíso e contou com a colaboração de Márcia Magno, Renato Viana e Paula Magno. A Praça foi inaugurada, em evento solene, em 19 de outubro de 2003, ano em que ele faria 90 anos. Está localizada perto do Farol de Itapuã.

A escultura de Vinícius, em bronze, tem tamanho natural. Uma cadeira vazia, ao lado, convida os visitantes a tirarem fotos junto ao Poeta. Na Praça estão também dez totens de 0,90 x 1,60, onde estão gravadas composições do Poeta.

Perto da Praça está a casa que Vinicius construiu e morou, com projeto dos arquitetos baianos e seus amigos Jamison Pedra e Sílvio Robatto (1936 - 2008), professor da Escola de Belas Artes da UFBA. Em 1974, ano de sua construção, ele fez o poema A Casa, dedicado "A Gesse, minha mulher e minha amiga e aos operários que ergueram a Casa, onde antes só havia chão", "Uma casa Baiana, feita por baianos para abrigar Tua baianice máxima, sonhada". Atualmente, a casa funciona como hotel (foto ao lado).

Vinícius compôs, com seu parceiro Toquinho, algumas músicas memoráveis sobre a Bahia. Em 1972, Vinicius, Toquinho e Clara Nunes apresentaram o show O Poeta, a Moça e o Violão, no Teatro Castro Alves. Em 1974, Vinicius viajou, para Londres, com o artista baiano Calazans Neto, seu vizinho e amigo. Nesse mesmo ano, publicou, pelas Edições Macunaíma, de Calazans Neto, a História Natural de Pablo Neruda – A elegia que vem de longe. Na Bahia, foi montada, pela primeira vez, a tragédia Chacina em Barros Filho, escrita por Vinicius e dirigida por Álvaro Guimarães, adaptada com o título de As feras.

No ano do centenário de nascimento do Poeta, Gessy Gesse lançou o livro Minha vida com o poeta.

 

A Praça Vinicius de Morais, com o Monumento ao Poeta e a Praia de Itapuã, ao fundo.

 

Salvador

◄ Itapuã

 

Praça Vinicius de Morais

 

A casa de Vinicius de Morais e Gessy Gesse, construída em 1974. No ano 2000, foi adquirida pelo Mar Brasil Hotel e mantida com sua arquitetura original. Fica na Rua Flamengo, 44, Farol de Itapuã.

Embaixo, a Praça com a antiga casa de Vinicius (Hotel), ao fundo.

 

Casa Vinicius Itapua

 

Casa Vinicius Morais

 

Copyright © Guia Geográfico - Bahia, Atrações Turísticas de Salvador.

 

Abaete

 

 

Mapa Itapua

 

 

 

 

Turismo Salvador Bahia

 

 

 

 

 

Praça Vinicius de Morais

 

 

 

 

Divulgação