Paraguaçu e a Fundação da Igreja da Graça

 

Um dos primeiros templos cristãos de Salvador foi a capela, construída em taipa e cobertura de palha, por Diogo Álvares Corrêa, o Caramuru, e sua mulher, a princesa tupinambá Catarina Paraguaçu, por volta de 1535: a Igreja da Graça.

Paraguaçu era filha de um cacique tupinambá. Em 1527, Caramuru e Paraguaçu foram para Saint-Malo, na França, onde Paraguaçu foi batizada em 30 de julho de 1528, na Cathédrale Saint-Vincent-de-Saragosse de Saint-Malo, com o nome cristão de Katherine du Brézil. Ela casou-se depois com Caramuru.

 

Sonho Paraguaçu

 

O padre jesuíta Simão de Vasconcellos conta em sua Chronica da Companhia de Jesu do Estado do Brasil, publicado em 1663, a visão de Paraguaçu, que teria resultado na construção da Igreja da Graça. Segundo ele, Paraguaçu teve uma visão em que uma mulher teria vindo em uma nau castelhana, que naufragara, e estava entre os índios. Nessa visão, a mulher lhe pedia que a trouxesse para junto de si e lhe fizesse uma casa. Paraguaçu pediu a Caramuru que buscasse essa mulher. Foi encontrada entre os índios uma imagem de Nossa Senhora, a qual Paraguaçu identificou como sendo a mulher da sua visão. Simão de Vasconcellos relata que a imagem foi honrada com o título de Nossa Senhora da Graça, enriquecida de muitas relíquias e indulgências, que então mandou o Sumo Pontífice.

A referida nau castelhana foi provavelmente a Madre de Dios, que naufragou em maio de 1535, próximo à Ilha de Boipeba.

Paraguaçu teve dez filhos, faleceu, em 26 de janeiro de 1589, e foi sepultada na sua Igreja, doada por ela aos beneditinos do Mosteiro de São Bento, em 1586. Até hoje, a Igreja da Graça permanece subordinada ao Mosteiro, que guarda o testamento original de Paraguaçu.

Caramuru e Paraguaçu formaram a primeira família brasileira documentada, a mais antiga raiz genealógica no Brasil. Deles descenderam muitos nobres, incluindo os da Casa da Torre de Garcia d'Ávila.

 

Paraguaçu

 

Pátio interior da Igreja da Graça.

 

Arquitetura baiana

 

Termo de Batismo de Paraguaçu

Certidao

Le pénultime jour du moys surdit (Juillet 1528) fut baptisée Katherine du Brézil, et fut compère noble homme Guyon Jamyn, recteur de Saint-Jagu, et commère Katherine des Granches et Françoise Le Gobien, fille de l'aloué de Saint-Malo, et fut baptisée par maitre Lancelot Ruffier, vicaire curé du dit lieu, le dit jour et an que dessus. P. Trublet.

 

"No penúltimo dia do dito mês (julho de 1528) foi batizada Catarina do Brasil, e foi padrinho o nobre senhor Guyon Jamyn, reitor de Saint-Jagu, e madrinha Katherine des Granches, e Françoise Le Gobien, filha do procurador de Saint-Malo, e foi batizada por monsenhor Lancelot Ruffier, vigário do dito lugar, no dia e ano acima."

Notas:

O livro contendo o registro original de batismo de Paraguaçu, guardado nos arquivos municipais de Saint-Malo, esteve em Salvador, em dezembro de 1999, por época das comemorações dos 450 de fundação da Cidade.

Katherine des Granches, a madrinha de Paraguaçu, era esposa de Jacques Cartier, o navegador francês, nascido em Saint-Malo, e um dos primeiros exploradores da América do Norte. Esteve na Bahia em 1527, levando Caramuru e Paraguaçu para a França.

 

O Sonho de Paraguaçu, tela no acervo da Igreja da Graça, do artista baiano Manoel Lopes Rodrigues, de 1871. Existe uma outra pintura no forro da Igreja atual parecida com esta, mas sem o templo no fundo. Outra tela similar, também do século 19, está na Câmara Municipal de Salvador. Ao fundo, está a Igreja da Vitória, provavelmente, a primeira de Salvador e onde se casaram as filhas de Caramuru, em 1534.

Saint Malo

A igreja de Saint-Vincent-de-Saragosse, antiga Catedral de Saint-Malo, na Bretanha, onde Paraguaçu foi batizada, em 1528, época em que o monsenhor Lancelot Ruffier era o vigário (padre que auxiliava o bispo). Antigos registros mostram que Ruffier realizou vários batismos nesta Catedral desde 1518, ou antes.

A Igreja abriga o túmulo do navegador francês Jacques Cartier (1491-1557), amigo de Caramuru e tinham cerca da mesma idade.

 

Igrejas Salvador

 

Salvador

 

Copyright © Guia Geográfico - Antigas Igrejas do Brasil, Primitiva Igreja da Graça.

 

Camila Pitanga representa Paraguaçu na comédia Caramuru, A Invenção do Brasil (2001).

 

Turismo Salvador Bahia

 

 

 

 

 

Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

Vladimir Zhuravlev