Mosteiro de São Bento e Basílica Arquiabacial de São Sebastião

 

O Mosteiro de São Bento da Bahia é o primeiro mosteiro beneditino das Américas, fundado em 1582. Sua biblioteca guarda milhares de obras raras e seu belíssimo coral parece mesmo divino. Seu acervo sacro é imenso e magnífico.

O primeiro prédio do mosteiro de São Bento, em Salvador, foi construído no final do século 16. O atual, foi iniciado na segunda metade do século 17.

Em 1575, o frei beneditino Pedro de São Bento Ferraz chegou em Salvador com a missão de fundar o mosteiro. As instalações incompletas começaram a ser habitada pelos frades em 1584. Foram ocupadas pelos holandeses em 1624, durante a invasão de Salvador, quando saquearam e destruíram o edifício. O monge arquiteto Frei Macário de São João fez o projeto do novo prédio, em estilo neoclássico. As obras foram iniciadas no século 17 e concluídas no final do século 19. O altar-mor da igreja primitiva foi transferido para a Igreja de Monte Serrat. Um novo altar em mármore foi construído.

A história do Mosteiro está ligada à história da Bahia. No século 17, serviu de enfermaria durante o período da peste espanhola. No século 18, acolheu os vitimados da Guerra de Canudos. Em 1982, a igreja do Mosteiro foi elevada a condição de Basílica Menor de São Sebastião pelo Papa João Paulo II.

 

Parte frontal do majestoso edifício da Basílica Arquiabacial de São Sebastião do Mosteiro de São Bento, vista externa.

 

 

Interior do Mosteiro. Mais Imagens do Mosteiro

 

Arquitetura Mosteiro

 

Salvador

 

Interior Mosteiro
Igrejas Salvador

 

Planta Historica

 

Historia Bahia

 

Basilica São Bento

 

A cúpula com cobertura de azulejos.

 

Mapa Centro Historico

 

Mosteiro São Bento

 

Catedral Se Brasil

 

Mosteiro Salvador

 

Copyright © Guia Geográfico - Patrimônios Históricos da Bahia

 

Turismo Salvador Bahia

 

 

 

 

 

Divulgação