O atual território do Município de Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia, era habitado primitivamente por aimorés. Por volta de 1720, João Domingos Monteiro foi residir no sítio que chamou de Campinho, na margem do Rio Peruípe. Em 1733, Monteiro reuniu os moradores do sítio e ergueu a capela de Nossa Senhora da Conceição. O Arraial de Campinho do Peruípe tornou-se uma freguesia, em 1748. Elevado à condição de vila por Carta Régia de 3 de março de 1755, instalada em 1768, com nome de Vila Viçosa, devido ao viço da vegetação.

Em 1818, chegaram colonos alemães e suíços e fundaram a Colônia Leopoldina (atual Helvécia), às margens do Rio Peruípe. Trabalhavam em plantações de café. Foi a primeira colônia alemã do Brasil.

Em 1931, o antigo município de Viçosa foi extinto e incorporado a Mucuri, como distrito. Em 1943, o Distrito de Viçosa teve seu nome mudado para Marobá. Em 1954, o nome do Distrito foi novamente mudado para Nova Viçosa. Em 27 de julho de 1962, foi criado o município de Nova Viçosa, por lei estadual, desmembrado de Mucuri e Caravelas.

O município abriga importante patrimônio histórico, como a Igreja Matriz, do século 18, a Casa de Câmara e Cadeia e o sobrado do Porto, também do século 18.

Nos distritos de Posto da Mata e Helvécia, ainda existem as antigas estações ferroviárias que faziam parte da Estrada de Ferro Bahia-Minas, construída pelo engenheiro baiano Miguel de Teive e Argollo e inaugurada em 9 de novembro de 1882, o primeiro trecho de Caravelas até a Serra dos Aimorés, na divisa com Minas Gerais. O Distrito de Argolo recebeu esse nome em sua homenagem.

O município possui 44 mil habitantes (2017), mas a população aumenta bastante durante períodos de férias. Existem muitas casas de veraneio. Com seu extenso litoral, a região tornou-se um dos polos de turismo do sul da Bahia. Daqui é possível observar baleias jubarte e visitar o Parque Marinho de Abrolhos.

Mais: Prefeitura de Nova Viçosa

 

Nova Viçosa

 

 

Bahia

 

Igreja Nova Viçosa

 

Aspecto da Ilha da Cassumba, dividida entre os municípios de Caravelas e Nova Viçosa, onde fica a Praia de Barra Velha. É parte da Reserva Extrativista de Cassurubá, criada em 2009, que envolve a Ilha da Cassumba, manguezais e rios dos dois municípios, além de parte de Alcobaça. A Reserva é administrada pelo Instituto Chico Mendes.

 

Igreja Matriz da Paróquia Imaculada Conceição Nova Viçosa, fundada em 1733, locada pelo padre Manoel Francisco Lima, sendo a primeira missa realizada em 1739. O templo foi restaurado, em 1795, pelo padre Jorge Peregrino Furtado de Mendonça. Novamente restaurado em 1880 e em 1933.

 

Vista parcial de Nova Viçosa. Foto da Pousada Sol Nascente.

 

Helvecia

 

Frans Krajcberg

 

Ilha Coroa Vermelha

 

A paradisíaca Ilha de Coroa Vermelha.

 

Mapa Nova Viçosa

 

Ilha Cassumba

 

Fazenda Pombal

 

Mucuri

 

Abrolhos

 

Praias da Bahia

 

 

Caravelas

 

Copyright © Guia Geográfico - Turismo e lazer na Bahia.

 

Turismo

 

 

 

 

Divulgação

 

 

 

Foto Prefeitura de Nova Viçosa

 

Divulgação