Fazenda Pombal

 

Aqui estão duas aquarelas, de uma antiga Fazenda (Pombal), na Colônia Leopoldina, fundada em 1818, atual Distrito de Helvécia, em Nova Viçosa. São do artista suíço Jean-Frédéric Bosset de Luze (1754-1838), representando a fazenda de café "Pombal", na Colônia Leopoldina, fundada por colonos de Neuchâtel, da Suíça. Pombal, entretanto, era o antigo nome do lugar onde se localizava essa fazenda.

A primeira ilustração abaixo é a mais completa, em detalhes ilustrativos, e abrange uma área maior, mostrando (à direita) o que parecem ser os edifícios da sede da Fazenda, incluindo o que parece ser uma igreja. À esquerda está um vilarejo com outra igreja, possivelmente para escravos e empregados. A ilustração tem a seguinte nota de rodapé: de Bosset Deluze [fait ?] dans sa 81e. année ("Bosset de Luze faz/fez aos 81 anos"). O autor foi batizado em 12 de janeiro de 1754, assim, teria provavelmente 81 anos em 1835.

A segunda aquarela é rica em descrições, em francês, e tem o título: Pombal = (Colombier) / Plantation de café d'une colonie neuchâteloise au Brésil. Colombier é uma comuna do Cantão de Neuchâtel, na Suíça. Anotações, na parte de cima dessa ilustração, indicam que o oriente está do lado esquerdo, o lado do litoral. O rio indicado deve ser o Peruípe e a fazenda estaria em sua margem direita, onde está o atual Distrito de Helvécia.

Clique nas imagens para versões em alta resolução (originais na Pinacoteca do Estado de São Paulo).

 

Suiços

 

Nova Viçosa

 

Colombier

 

Helvecia

 

 

Historia Porto Seguro

 

Copyright © Guia Geográfico - Século XIX iconografia.

 

Turismo

 

 

 

 

Fazenda Pombal