Igreja do Senhor Bom Jesus dos Aflitos

 

A Igreja do Senhor Bom Jesus dos Aflitos foi construída pelo português Antônio Soares, na primeira metade do século 18. Ele fez um voto ao Senhor dos Aflitos e da Boa Sentença quando a essa imagem ainda estava em um nicho da Igreja das Mercês. O templo foi inaugurado em 1748, quando foi colocada a cobertura e a imagem foi transferida. As obras continuaram.

A Igreja dos Aflitos é identificada no Prospecto de Vilhena, de 1801, sem sua torre. Sofreu reforma, em 1824, e, no ano seguinte, foi criada uma Irmandade para cuidar do culto e da capela. A Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Aflitos ainda administrava a Igreja nos anos 1880.

 

A fachada atual, voltada para a Baía, é de meados do século 19. A torre é do século 19 e possui decoração de louça policromada, está parcialmente destruída, mas sua estrutura estava completa nos anos 1940.

Possui corredores laterais e tribunas superpostas.

O adro da Igreja foi terraplenado, em 1860, e funciona como um mirante para a Baía de Todos os Santos.

Seu interior possui uma nave com três altares de talha neoclássica, corredores laterais e tribunas superpostas. Os dois altares laterais e o arco do cruzeiro são do artista Maximiano de Oliveira Brandão, da primeira metade do século 19. A pintura do forro da nave é atribuída a José Joaquim da Rocha (c. 1780).

Entre as imagens, destacam-se: Santana Mestra, de Frei Agostinho da Piedade, feita para a capela do Unhão e atualmente no Museu de Arte Sacra da Bahia, N.S. das Dores, N. S. do Parto, N. S. da Soledade e S. José.

Situa-se em um ponto alto da Cidade, no Largo dos Aflitos. Por volta de 1970, Igreja foi cedida, em comodato, aos Cursilhos de Cristandade da Arquidiocese de São Salvador.

Mais: imagens antigas dos Aflitos

 

Representação artística da Igreja dos Aflitos publicada em 1864, no Illustrated London News. (clique para ampliar).

 

Neoclassico

 

A Igreja dos Aflitos, com sua majestosa torre, em fotografia de Schleier, de 1876.

 

Igreja Aflitos Antiga

 

Aflitos seculo 19

Mosteiro de São Bento

 

Igreja Aflitos

 

Igrejas Salvador

 

Salvador

 

A Igreja dos Aflitos em 2012, com a torre parcialmente destruída.

 

Copyright © Guia Geográfico - Antigas Igrejas do Brasil

 

Interior da Igreja dos Aflitos em 2014.

 

Salvador Turismo

 

 

 

 

Torre da Igreja dos Aflitos