Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim

 

Era o Noviciado da Anunciada da Jequitaia fundado pelos jesuítas. Em 1704, os jesuítas receberam o terreno em doação para a construção desse Noviciado. A construção foi iniciada em 1709 e as obras foram dirigidas pelo padre José Aires, com a ajuda do arquiteto e artista jesuíta francês Charles Bellaville, que remodelou o projeto original. Bellaville faleceu em Salvador, em 1730.

 

Capela São Joaquim

 

Igreja Sao Joaquim

 

Em 1724, a capela estava concluída e, em 1728, o Noviciado foi inaugurado, mas obras complementares continuaram. Em 1759, foi construída a capela mortuária e uma muralha para proteção do edifício contra a ação do mar. Em 1760, após a expulsão dos jesuítas, as instalação passaram à propriedade da Coroa.

Em 1818, o Conde da Palma, governador da Bahia, pediu a D. João VI que cedesse as instalações do antigo Noviciado para que o devoto Joaquim Francisco do Livramento estabelecesse um colégio para órfãos, o qual foi inaugurado em 1825. Antes, esse colégio de órfãos funcionava na Igreja de São José de Ribamar, no Barbalho. Sabe-se que, em 1876, os estatutos desse estabelecimento permitiam manter no máximo 100 meninos. Manoel Querino foi um dos mais célebres professores desse Colégio.

Esse notável conjunto arquitetônico desenvolve-se em torno de um grande pátio, com alas em dois pavimentos. A entrada da capela possui galilé superposta por tribunas e o eixo da nave é paralelo à fachada. A pintura do teto é de José Teófilo de Jesus, feita 1826, cujo tema é a Anunciação da Virgem. Do mesmo autor são os quadros para altares alusivos a São Pedro de Alcântara, N. Senhora e Santíssima Trindade na capela mor e outros quadros. A talha atual dos altares, púlpito, tribunas e coro é neoclássica. O Salão Nobre possui mobília de jacarandá do século 19.

 

Missa na Igreja (foto Tatiana Azeviche).

 

Igrejas Salvador

 

Capela Mor

 

Missa

 

Acima, São Joaquim em desenho de J. Macadrai, feito entre 1880 e 1883, título original Hospice de la Charité à Bahia. Até o início do século 20, o mar chegava perto do Noviciado e o transporte até o local era feito principalmente por barco. A área em frente foi aterrada posteriormente.

 

Seculo 19 iconografia

 

Salvador

 

Copyright © Guia Geográfico - Antigas Igrejas do Brasil

 

Turismo Salvador Bahia

 

Lapinha

 

Igreja de São Joaquim

 

Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim