Capela de Nossa Senhora do Rosário

 

A irmandade de Nossa Senhora do Rosário, em Salvador, foi fundada em 1689. Inicialmente funcionava na antiga Igreja de São Pedro. Em 1746, foi construído o templo no local atual, com o nome de Capela de Nossa Senhora do Rosário a Rua de João Pereira.

Em 1915, a parte frontal da Capela foi demolida para dar passagem à avenida Sete de Setembro. A fachada atual foi construída no mesmo ano. A antiga igreja de São Pedro foi totalmente demolida, em 1913, pela mesma razão.

A Capela faz parte da Paróquia de São Pedro, cuja igreja matriz fica, hoje, na praça da Piedade. Mais: o Rosário Antigo►

 

 

Igreja do Rosario

 

A antiga Igreja do Rosário vista da atual praça da Aclamação, antes de sua demolição em 1915 (Foto Lindemann). Existe um efeito de zoom na foto, dando a impressão de que a Igreja está mais próxima.

Embaixo, outra foto antiga, mas com uma vista no sentido inverso.

 

Capela Rosario

 

Igrejas Salvador

 

Rua do Rosario

 

Esta é a antiga Rua do Rosário em fotografia anterior a 1911.

Note o magnífico frontispício da Igreja do Rosário. Vê-se também o antigo Convento das Mercês, ao fundo. Todas as fachadas do lado esquerdo dessa rua foram demolidas, numa busca insana de modernizar a primeira cidade do Brasil. Destruições parecidas também ocorreram em outras cidades do Brasil e do mundo.

Em retrospectiva, o movimento modernista, do início do século 20, foi bem vindo quando criou coisas novas, mas foi indesculpável quando destruiu patrimônios históricos.

Este é um fragmento de um postal J. Mello.

 

Acima, o belo interior da Capela do século 18 teve sua extensão reduzida em 1915.

 

Merces antiga

 

Convento das Mercês

 

Salvador

 

Copyright © Guia Geográfico - Antigas Igrejas do Brasil

 

Parte externa superior da Capela, em 2012, vista da avenida Sete de Setembro.

 

Turismo Salvador Bahia

 

(Clique para ampliar)

 

◄ Igreja do Rosário

 

 

 

Capela de Nossa Senhora do Rosário

 

 

(Clique para ampliar)