Igreja de São Pedro

 

As origens da Igreja de São Pedro, em Salvador, remontam ao século 16. A primitiva capela de São Pedro foi construída em 1554, por ordem de D. Pero Fernandes Sardinha, o primeiro bispo do Brasil. Ficava junto ao Forte de São Pedro, cujo nome herdou daquela Capela.

Em 1679, foi criada a Paróquia de São Pedro Velho Extramuros, fora dos muros da Cidade, pelo arcebispo Dom Gaspar Barata de Mendonça.

Em 1691, iniciou-se as negociações para a construção da igreja matriz da Freguesia de São Pedro. Em dezembro de 1692, o rei de Portugal Dom Pedro II ordenou a construção do segundo templo, no local onde hoje fica o monumento ao Barão do Rio Branco, no Calçadão de São Pedro. Foi inaugurado no início do século 18, recebendo o altar e a imaginária da antiga capela, que foi, então, demolida em 1723.

Em 1912, o governador J. J. Seabra desapropriou a Igreja para abrir a Avenida Sete de Setembro. A triste demolição começou em maio de 1913.

A atual Igreja Matriz da Paróquia de São Pedro é o terceiro templo dessa Igreja histórica e começou a ser construída em junho de 1916. Foi inaugurada em 2 de dezembro de 1917, três anos após a demolição da antiga Igreja de São Pedro. A atual imagem de São Pedro, do altar-mor, é provavelmente do século 18.

Fica na Praça da Piedade, Centro. Site oficial da Paróquia de São Pedro.

 

 

São Pedro Piedade

 

A atual Igreja de São Pedro, na Piedade, inaugurada em 1917. É a igreja matriz da Paróquia de São Pedro.

 

Igreja São Pedro

 

Antiga São Pedro

 

Igrejas Salvador

 

Salvador

 

Copyright © Guia Geográfico - Antigas Igrejas do Brasil

 

Turismo Salvador Bahia

 

 

 

 

Igreja de São Pedro