Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem

 

A Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem foi construída em um terreno doado aos frades franciscanos, em 1710, para que fosse construída uma capela e um recolhimento para os monges. A Igreja e um hospício foram concluídos em 1743. Tem um belo conjunto de azulejos, vindos de Lisboa, com cenas de histórias dos navegantes da época.

No início do século 20, a Irmandade do Coração de Jesus, que, então, ocupava o templo, fez algumas alterações na planta original, destruindo alguns painéis de azulejos. Abriga a imagem do Bom Jesus dos Navegantes que é levada em procissão marítima, todo ano, em primeiro de janeiro, dia da padroeira.

A Paróquia, com o mesmo nome, foi criada em 1938. As capelanias no território paroquial incluem o Mosteiro de Monte Serrat (Beneditinos), a Capela do Convento da Sagrada Família, a Capela Santo Antônio, a Capela Nossa Senhora das Graças (Polícia Militar da Bahia Dendezeiros), a Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus (Hosp. Santo Antônio) e o Santuário São José.

Fica no Largo da Boa Viagem, Cidade Baixa.

 

Igreja Boa Viagem

 

Altar da Igreja.

 

A Igreja da Boa Viagem em ilustração publicada, em 1866, no livro Brazil and The Brazilians, de J.C. Fletcher e D.P. Kidder. O desenho foi feito com base na imagem de um daguerreótipo, um recurso comum na época.

 

Igrejas Salvador

 

Boa Viagem antiga

 

 

Salvador

 

Copyright © Guia Geográfico - Antigas Igrejas do Brasil

 

Igrejas Salvador

 

 

 

 

(Fotografia em 2003)