Praça Thomé de Sousa

 

A Praça Thomé de Sousa é, historicamente, a mais importante do Brasil. Daqui, a América Lusitana foi governada por mais de dois séculos. A Praça abriga a sede da Prefeitura, a Câmara Municipal de Salvador, o Palácio Rio Branco e o acesso ao Elevador Lacerda. No passado, abrigou também a primeira Casa da Moeda do Brasil, a Biblioteca Pública e a Imprensa Oficial da Bahia. Tem uma bela vista para a Baía de Todos os Santos.

A Praça foi construída em 1549, ano da fundação da primeira cidade e primeira capital do Brasil.

Em 1912, o antigo Palácio do Governo foi parcialmente destruído no Bombardeio de Salvador, promovido pelo truculento Presidente Hermes da Fonseca. O Palácio abrigava, na ala direita, a primeira biblioteca pública do Brasil, incendiada no Bombardeio por granadas. Foi uma incalculável perda histórica para o País, em que preciosos documentos foram perdidos.

A Praça Thomé de Sousa foi o centro administrativo da Bahia até os anos 1970, quando um novo e moderno Centro Administrativo foi construído, com acesso pela Avenida Paralela.

Mais: imagens antigas da Praça Thomé de Souza

 

Salvador

 

 

Misericordia

 

Praca Tome Souza

 

Fachada da Câmara Municipal de Salvador, do século 17.

 

Camara Municipal

 

Mapa Centro Historico

 

Centro Histórico

 

O antigo Palácio antes do bombardeio de 1912, quando foi parcialmente destruído.

 

A estátua de Thomé de Sousa, fundador da Cidade do Salvador e primeiro Governador do Brasil. Ao fundo, o Palácio Rio Branco, antiga sede do governo.

 

Palacio Antigo

 

Salvador Turismo

 

Copyright © Guia Geográfico - Centro Histórico de Salvador.

 

 

 

Praça Thomé de Sousa

 

 

Divulgação