Parque Nacional de Monte Pascoal

 

O Parque Nacional de Monte Pascoal é uma importante unidade de conservação no Sul da Bahia, que visa proteger a mata atlântica local, o ecossistema associado e o marco histórico do descobrimento do Brasil: o Monte Pascoal.

Em 1943, a área passou a ser protegida com o nome de Monumento Monte Pascoal e, em 1961, foi transformada em parque nacional. Tem 22,4 mil ha de área e 108 km de perímetro, nos municípios de Porto Seguro e Prado.

O parque inclui floresta ombrófila densa, regiões alagadiças, restinga, mangue e praia. Os rios Corumbaú, Caraíva, dos Frades, Buranhém, Jucuruçú e João de Tiba banham a região.

 

Porto Seguro BA

 

Existem trilhas ecológicas que vão até o topo do Monte Pascoal. Outras atividades recreativas incluem banho de mar ou rio, observação de fauna e flora, canoagem, passeio de barco no rio, participação de manifestações culturais indígenas, degustação da culinária indígena, compra de artesanato, entre outras. A visitação aos atrativos do parque é permitida apenas com a presença dos condutores.

A fauna é rica e os animais possuem uma relação direta com a vegetação local. Encontra-se o raro ouriço preto, a preguiça de coleira e o guariba, espécies ameaçadas de extinção. A capivara, o maior roedor do mundo, e a anta, habitam os leitos dos rios. Também existem tamanduás, cutias e pacas. Os felinos, como a onça e a suçuarana, mesmo ameaçados de extinção, podem ser encontrados na região. Existem ainda 176 espécies de aves catalogadas, como o gavião de penacho e o gavião-pega-macaco, belos falconiformes ameaçados de extinção.

O Monte Pascoal tem 536 metros de altitude e localiza-se no sul do município de Porto Seguro, próximo do limite com o município de Prado.

O Parque é administrado pelo Instituto Chico Mendes. Mais: Parques Nacionais

 

O Monte Pascoal, o primeiro pedaço de terra brasileiro avistado pelos portugueses (foto Ibama).

 

Habitação Pataxó. Os Pataxós habitam a região desde o século 16 e, hoje, possuem uma reserva dentro do parque de 8.600 ha.

 

Pataxó

 

◄Porto Seguro

 

Desenho do Monte Pascoal, do próprio punho do Imperador Dom Pedro II, feito quando ele visitou a região, em janeiro de 1860 (ele errou o ano em sua descrição). O Imperador partiu em viagem às províncias do norte, em outubro de 1859.

 

Desenho Dom Pedro

 

Em Abril de 1500

... E assim seguimos nosso caminho, por este mar, de longo, até que, terça-feira das Oitavas de Páscoa, que foram 21 dias de abril, estando da dita Ilha obra de 660 ou 670 léguas, segundo os pilotos diziam, topamos alguns sinais de terra, ...

Neste dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! Primeiramente dum grande monte, mui alto e redondo; e doutras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos: ao monte alto o capitão pôs nome – o Monte Pascoal e à terra – a Terra da Vera Cruz.

Trecho extraído da Carta de Pero Var de Caminha.

 

Porto Seguro

 

Monte Pascoal

 

Fauna Flora

 

Parques Sul Bahia

 

Copyright © Guia Geográfico - Ecoturismo na Bahia.

 

Ibama

 

 

 

Parque Nacional de Monte Pascoal

 

 

 

Ibama