Fotografias Antigas do Farol de Abrolhos

 

Antigo farol

 

Esta fotografia do Farol de Abrolhos foi publicada em setembro de 1911, na revista Illustração Brazileira, n.55. Note a casa dos faroleiros construída em volta do Farol e substituída por casas de alvenaria, em meados do século 20. O Farol ainda não tinha as listras pretas. Na foto abaixo, de 1915, as listras já existiam.

 

Fragmento do Atlas de Albernaz, de 1640, indicando as ilhas de Abrolhos.

 

A Ilha de Santa Bárbara dos Abrolhos, em ilustração do livro Scientific results of a journey in Brazil. By Louis Agassiz and his travelling companions. Geology and physical geography of Brazil, by Ch. Fred. Hartt, professor of Geology in Cornell University. With illustrations and maps, publicado em 1870.

O livro tem o Capítulo IV dedicado a Abrolhos e seus recifes e apresentou um estudo geológico das ilhas com mais ilustrações, provavelmente feitas pelo artista James Burkhardt, convidado para essa expedição ao Brasil. Apresentaram também algumas notas sobre aspectos zoológicos e botânicos nas ilhas, além de observações sobre a pesca da baleia no sul da Bahia. Ficaram impressionados com as aranhas caranguejeiras. Os autores visitaram Abrolhos, entre 1865 e 1867, e observaram, por exemplo, que as cabras trazidas pelos faroleiros quase destruíram a vegetação da Ilha Santa Bárbara. Fizeram um estudo detalhado dos recifes no sul da Bahia.

Na Bahia, ficaram hospedados na casa de Antônio Francisco de Lacerda, o mesmo que construiu o lendário Elevador de Salvador.

 

Abrolhos

 

Abrolhos Bahia

 

Mapa imagem

 

Farol

 

Seculo 17

 

Seculo 19

 

Antiga

 

Farol Abrolhos

 

Copyright © Guia Geográfico - Imagens históricas.

Pharol e casa na ilha Santa Bárbara.

 

Fotografia publicada na Revista Fon-Fon (ano IX - N. 32) 7 de agosto de 1915.

 

Bahia Turismo