Festas de Itapuã

Este é um bairro de festas tradicionais. Tem a Lavagem de Itapuã, a Festa da Baleia, a Missa do Anzol, o Presente de Oxum, o Carnaval de Itapuã e a antiga Procissão de São Tomé.

A Lavagem de Itapuã acontece no mês de fevereiro, em homenagem a Yemanjá, desde 1905, em sincretismo religioso com N.S. da Conceição. O cortejo de baianas sai de Piatã, já em festa, em direção a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã. Ao chegar na Igreja, tem o ritual de lavagem das escadarias, com flores e água de cheiro. Depois tem a missa católica, queima de fogos e mais festejos. Participam dela cerca de 250 baianas e 26 entidades culturais.

A Festa da Baleia começou, em 1987, buscando resgatar parte da história do bairro através de alegoria visual. A baleia foi escolhida por ter sido o pilar da primeira atividade econômica relevante do bairro. A Festa começa no sábado de carnaval, quando é representada a chegada de uma baleia, filhote de jubarte, feita de madeira e tecido. A baleia chega de barco, conduzida por pescadores. Na quarta-feira de cinzas, a baleia retorna ao mar, em um cortejo com o bloco afro Male Debalê.

A Missa do Anzol acontece, tradicionalmente, em 29 de junho, dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores. Nesse dia, a imagem de São Pedro sai da Igreja Matriz para uma procissão marítima até a colônia de pescadores de Itapuã, onde fica por dois dias. No local, os fiéis rezam e agradecem as graças alcançadas.

O Presente de Oxum acontece em outubro. Centenas de devotos e foliões acompanham o cortejo do balaio, com oferendas para Oxum. Os participantes do cortejo cantam e dançam pelas ruas de Itapuã. Os presentes são depositados na Lagoa do Abaeté.

Itapuã tem também seu próprio Carnaval, com desfile de blocos e a participação de entidades culturais do bairro.

A Festa de São Tomé começa no dia 20 de dezembro e termina no dia seguinte. Tem procissão de Itapuã até o Cruzeiro de São Tomé, em Piatã.

 

O cortejo de baianas na tradicional Lavagem de Itapuã.

Embaixo, missa em frente à Igreja de N.S. da Conceição, na Praça Dorival Caymmi, durante a Festa da Lavagem.

 

◄ Itapuã

 

Farol Itapua

 

Copyright © Guia Geográfico - Bahia, Atrações Turísticas de Salvador.

 

Lavagem Itapua

 

Sereia Itapua

 

Missa

 

Mapa Itapua

 

Cruzeiro São Tome

 

Abaete

 

 

Salvador Turismo

 

 

 

 

 

 

Festas de Itapuã

 

 

J. Freitas

 

 

 

Divulgação