Igreja de Nossa Senhora da Ajuda

 

Historicamente, a Igreja da Ajuda é uma das mais importantes do Brasil:

Foi a primeira igreja construída dentro dos muros da Cidade do Salvador, em 1549 (o município já possuía pelo menos outras quatro igrejas).

Foi a primeira igreja dos jesuítas no Brasil, construída pelo Padre Manuel da Nóbrega.

Foi a Igreja Matriz da primeira paróquia de Salvador, em 1549.

Foi a primeira catedral do Brasil, em 1552.

A história da Igreja da Ajuda tem muito haver com a história de Salvador. Assistiu pregações dos padres Anchieta, Antonio Vieira e Manuel da Nóbrega, o fundador. O segundo templo existiu por 363 anos, foi invadido pelos holandeses, no século 17, e demolido em 1912, para alargamento da rua.

A imagem de N.S. da Ajuda foi retirada da nau, a ela dedicada, que integrava a esquadra de Thomé de Sousa.

O terceiro templo, o atual, começou a ser construído em 1912, após a demolição do antigo. Em 1914, a arquitetura externa estava praticamente pronta, como registrado na revista A Illustração Brazileira (foto abaixo). Esse novo templo foi inaugurado em 6 de julho de 1923, com procissão solene, em que as imagens da antiga Igreja foram transladadas da Igreja de São Domingos Gusmão, onde estavam guardadas. O projeto é do arquiteto italiano Júlio Conti, em estilo neogótico manuelino. Seu interior é decorado com pinturas de Oreste Sercille com o auxílio do seu filho Bruno. Foram recolocados os velhos altares da antiga Igreja da Ajuda, que remontam aos séculos 17 e 18, e reinstalado o púlpito usado muitas vezes pelo Padre Antônio Vieira. Acredita-se que a imagem de Nossa Senhora da Ajuda seja a mesma trazida por Thomé de Sousa e que o confessionário seja o mesmo usado pelo Padre Anchieta.

Desde 1823, abriga a Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Santos Passos e Vera Cruz. Tombada pelo Iphan, em 1938, e restaurada em 2004.

Fica na Rua da Ajuda, Centro Histórico. Mais: Blog da Igreja da Ajuda.

 

Mapa Centro Historico

 

A nova Igreja em construção, em fotografia publicada em um suplemento da revista - A Illustração Brazileira, 6º ano, N. 128 - setembro de 1914.

 

Acima, a fachada da Igreja da Ajuda em 2012, com o monumento ao padre Manuel da Nóbrega, fundador da Igreja, em 1549. Esse monumento, do escultor Pasquale De Chirico, foi inaugurado em 1943, no Terreiro de Jesus, e trazido para o local atual em 1999.

 Embaixo, a igreja por volta dos anos '40 (clique para ampliar).

 

Construção igreja

 

Salvador Antiga

 

Salvador

 

Antiga Igreja

Interior da atual Igreja da Ajuda.

 

Igrejas Salvador

 

Catedral Se Brasil

 

Igreja da Ajuda

 

Copyright © Guia Geográfico - Patrimônios Históricos da Bahia.

 

Arquitetura Igreja Salvador

 

Turismo Salvador Bahia

 

 

 

 

 

 

Igreja de Nossa Senhora da Ajuda