Antiga Igreja da Ajuda

 

 

Mapa Centro Historico

 

Púlpito usado pelo padre Antonio Vieira em suas pregações, no século 17. Ainda está na atual igreja.

 

A primitiva igreja da Ajuda foi construída pelos jesuítas, em 1549, em taipa e cobertura de palha. Em 1572, o bispo Dom Pedro Leitão iniciou uma campanha para a construção de um novo templo em pedra e cal, o qual foi concluído em 1579. Uma lápide com a inscrição J.H.S. 1579 foi assentada no frontispício do novo templo, recoberta posteriormente com argamassa e redescoberta em 1877. O monograma usado pelo jesuítas significa "Jesus Salvador dos Homens".

Durante a invasão holandesa de Salvador (1624-1625) o templo foi transformado em paiol de pólvora.

Nessa igreja histórica pregaram os padres Manoel da Nóbrega, José de Anchieta e Antônio Vieira, entre outros. Os jesuítas continuaram a administrá-la até a expulsão da Ordem do Brasil, em 1759.

Em 1807, foi incorporada aos bens do Reino, mas ficou praticamente abandonada até 1823, quando os portugueses foram expulsos da Bahia, durante a Guerra da Independência do Brasil. Nesse ano, a Igreja foi doada à Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Santos Passos e Vera Cruz. Em 1843, ganhou grandes painéis pintados por José Rodrigues Nunes.

Em 1912, a igreja foi condenada à demolição, sob muitos protestos, para alargamento da rua onde estava edificado.

Em 16 de agosto de 1912, foi celebrada a última missa na Capela, pelo arcebispo D. Jeronymo Thomé da Silva. No dia 18, efetuou-se a transladação provisória das imagens para a Igreja de São Domingos Gusmão, com orações do monsenhor Monte Coelho, seguido de muitos fiéis. Foram as imagens: Deus Menino, N.S. da Boa Nova, Santa Luzia, Santo Antônio, Santa Apolônia, São Gonçalo, Senhor Bom Jesus dos Milagres, N.S. da Ajuda, Senhor da Salvação, N.S do Monte Carmelo, esquife do Senhor Morto e Senhor Bom Jesus dos Passos e Vera Cruz.

O forro do teto da Capela tinha uma oleografia com a efígie da Virgem Maria circundada de estrelas. As paredes laterais internas eram revestidas de azulejos e painéis sacros

O templo foi demolido naquele ano de 1912. Localizava-se na esquina da Rua da Ajuda com a Rua do Tira Chapéu. O templo atual, começou a ser construído, no mesmo local e no mesmo ano de 1912, mas permitindo que a Rua da Ajuda fosse mais larga. O novo templo foi inaugurado em 1923.

 

Salvador Antiga

 

Pintura documental de Diógenes Rebouças da antiga igreja da Ajuda, no século 19 (clique na imagem para ampliar).

 

Salvador

 

Antiga Igreja Ajuda

 

Pulpito Padre Vieira

 

Acima, a antiga igreja da Ajuda, em foto de 1912 de José D. Lima Jr. Embaixo, o antigo altar-mor instalado na igreja atual, com a imagem original de Nossa Senhora da Ajuda, trazida por Thomé de Sousa, em 1549. As demais peças remontam aos séculos 17 e 18.

 

(1579 a 1912)

 

Altar Igreja

 

Igrejas Salvador

 

Igreja Ajuda Historica
Igreja Ajuda Imagens

 

Catedral Se Brasil

 

Copyright © Guia Geográfico - Patrimônios Históricos da Bahia

 

Turismo Salvador Bahia

 

 

 

 

 

 

Monumenta

 

 

Antiga Igreja da Ajuda

 

Divulgação