Capela Anglicana

 

A capelania inglesa foi estabelecida, em Salvador, em 1815. Inicialmente os cultos eram realizados em residências.

 

A antiga igreja anglicana (Capella do Campo Grande) em fotografias do suíço Wilhelm Gaensly (1843-1928), entre 1870 e 1880. Nota-se que o templo era bem alto, a julgar pelos dois homens próximos ao muro.

Mais imagens antigas da Capela Anglicana

 

Em outubro de 1853, a Capela Anglicana do Campo Grande foi inaugurada em um terreno comprado pelo capelão Edward Jorge Parker (conhecido como Reverendíssimo Eduardo Parker), em nome da Sociedade São Jorge (St. George’s Church). A comunidade inglesa adotou a denominação de Christ Church. Por volta dessa mesma época foram concluídas as obras de urbanização do Campo Grande, que também foi usado para jogos de cricket pelos ingleses.

A Capela, de arquitetura clássica, foi o segundo templo de grande porte, não católico romano, construído no Brasil. Na época, o Império do Brasil recomendava que as edificações religiosas não católicas fossem discretas, sem a aparência de templo.

Parker foi o capelão até 1860.

Em 1975, uma construtora negociou o local, oferecendo um novo templo na Pituba. A Capela foi demolida naquele ano e construído o Edifício Britânia Mansion, no local.

Em 2010, a Paróquia Anglicana do Bom Pastor, herdeira da Igreja Britânica, na Bahia, transferiu sua sede para um novo templo no Bonfim, mantendo o templo da Pituba.

Mais: Igreja Presbiteriana da Bahia

 

Na época, o Brasil era um estado oficialmente católico. A Igreja Anglicana passou a ser tolerada, como parte dos acordos comerciais com a Inglaterra, em 1810, mas os cultos eram em inglês, destinados apenas aos imigrantes britânicos. Permaneceu assim até o advento da República.

Na primeira metade do século 19, o Cemitério Britânico, na Ladeira da Barra, já possuía uma capela anglicana, para os rituais de sepultamento.

 

Capela Anglicana

 

 

A Capela anglicana, à direita, em foto de 1912. Este é o lado do Campo Grande onde estão os atuais espigões residenciais. Ao fundo, está o acesso ao Canela.

 

 

Campo Grande Antigo

 

Igrejas Salvador

 

1853 - 1975

 

Salvador

 

Copyright © Guia Geográfico - Antigas Igrejas do Brasil.

 

Capela Anglicana

 

Salvador Turismo