Igreja do Senhor do Bonfim

A igreja Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, em Salvador, foi construída entre 1746 e 1754, para abrigar a imagem do Senhor Bom Jesus do Bonfim, trazida de Lisboa, em 1745. Em 1927, o papa Pio XI elevou o templo à dignidade de Basílica.

A arquitetura é em estilo neoclássico e fachada em rococó. Segue o modelo das igrejas portuguesas dos séculos 18 e 19, com belos afrescos e azulejaria.

 

O Senhor do Bonfim é um ícone da fé baiana. A igreja atrai muitos devotos, turistas e peregrinos. As famosas fitinhas do Senhor do Bonfim são confeccionadas desde o início do século 19 e têm a medida do comprimento do braço direito até o peito da imagem do Senhor do Bonfim.

A tradicional Festa do Bonfim é celebrada desde o século 18, em janeiro. O dia do padroeiro ocorre no 2º domingo, depois da Festa da Epifania do Senhor.

A Lavagem (das escadarias e do adro da Igreja) do Bonfim é a mais importante festa religiosa (profana) da Bahia. Inicia-se com o cortejo de baianas que caminham desde a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até o alto do Bonfim, carregando água de cheiro. O percurso é de oito quilômetros de festa. Termina ao som de trios elétricos (se é que termina).

Fica no Largo do Bonfim - Bonfim.

Mais: Imagens antigas do Bonfim

 

Bahia

 

Bahia

Salvador

 

Igreja Bonfim

 

Salvador

 

 

O Bonfim de Walt Disney, em seu clássico Você já Foi à Bahia?, de 1944.

 

Catedral Se Brasil

 

Acima, o cortejo de baianas na Lavagem do Bonfim.

 

Festejos na Lavagem do Bonfim (foto Emtursa).

 

Igrejas Salvador

 

Mosteiro São Bento

 

Lavagem Bonfim

 

Bahia Walt Disney

 

Salvador

 

 

Baianas Salvador

 

Religião

 

Copyright © Guia Geográfico - Festejos.

 

Igreja do Senhor do Bonfim

 

Igreja Basílica do Senhor do Bonfim

 

Salvador

 

Bahia

 

Turismo

 

 

A. Coutinho

 

 

 

 

A. Nunes