Água de Meninos

 

A Água de Meninos é um dos mais históricos dos bairros de Salvador. Fica entre o Pilar e São Joaquim, dentro da Baía de Todos os Santos. Já era citado no Livro que dá Razão ao Brasil, de 1612, como Agoa dos Mininos, e abrigava um forte.

Até os anos '60, existia uma praia, a Feira de Água de Meninos, pescadores e seus saveiros, uma bela Igreja e um certo romantismo no local. Tinha também o Cais de 10 metros, como era conhecido popularmente o Cais formado por um quebra-mar de concreto, construído ao lado da Praia de Água de Meninos e onde se podia atracar navios de certo porte.

Nos anos '70, a Água de Meninos estava completamente modificada. Um incêndio destruiu a Feira, em setembro de 1964, e os feirantes foram deslocados para São Joaquim. A Praia foi aterrada no final dos anos '60 e transformou-se num terminal de contêineres do Porto, que envolveu o Cais de 10 metros.

Mais: Antiga Água de Meninos

 

A Água de Meninos, em 2011. A praia foi aterrada e transformou-se em um terminal de contêineres do Porto de Salvador.

 

Salvador

 

Água de Meninos

 

Salvador

 

Os antigos casarões demolidos para a urbanização dos anos 1930.

 

Trecho da Água de Meninos, por volta de 1950, por Pierre Verger. Ao fundo, a bela Igreja da Santíssima Trindade, atualmente, em ruínas.

 

Agua Meninos antiga

 

Porto Bahia

 

Centro Histórico

 

Antigos casarões

 

Terminal de Contêineres de Água de Meninos, do Porto de Salvador.

Até o início do século 19, Salvador era o maior porto do hemisfério sul. Deixou de ser o maior do Brasil no final do século 19, após as obras do Porto de Santos, com projeto do engenheiro baiano Theodoro Sampaio. Hoje, Salvador é um dos maiores portos da América do Sul.

 

Copyright © Guia Geográfico - Atrações Turísticas de Salvador.

 

Turismo Salvador Bahia

 

 

 

 

 

Água de Meninos

 

 

 

 

 

 

 

Carol Garcia