Theodoro Sampaio ( 1855 - 1937 )

 

O baiano Theodoro Sampaio contribuiu de forma importante para o ciclo desenvolvimentista do Brasil da segunda metade do século 19 e início do século 20. Engenheiro civil, geólogo, geógrafo, historiador, político, cartógrafo e urbanista. Autor de importantes trabalhos científicos.

 

Theodoro Fernandes Sampaio nasceu em 7 de janeiro de 1855 no Engenho Canabrava, no município baiano de Teodoro Sampaio, antigo distrito de Santo Amaro, onde iniciou seus estudos. Seus pais eram a escrava Domingas da Paixão do Carmo e, supostamente, o padre Manuel Fernandes Sampaio.

No Rio de Janeiro, estudou humanidades no colégio São Salvador e diplomou-se em engenheiro civil pela Escola Politécnica, em 1876. Ainda estudante, lecionou Matemática, Filosofia, História, Geografia e Latim.

Em 1879, fez parte da Comissão Hidráulica do Império. Projetou os melhoramentos do Porto de Santos, estudo publicado em um artigo na Revista de Engenharia, de 10 de agosto do mesmo ano. Em 1883, foi nomeado primeiro engenheiro da Comissão de Melhoramentos do Rio São Francisco.

Em 1886, fez o levantamento para a carta geológica de São Paulo. Em seguida, fez parte de várias outras comissões do Império, visando o desenvolvimento do Brasil. Em 1898, foi nomeado diretor e engenheiro-chefe do Saneamento do Estado de São Paulo, onde permaneceu até 1903. Suas ideias sobre o desenvolvimento urbano das grandes cidades foram contribuições importantes para a época.

 

◄Bahia

 

Desenho do interior da Capela do Bom Jesus da Lapa, feito por Theodoro Sampaio, em 1879, junto com seus estudos em que analisa os aspectos sociais e naturais da região banhada pelo rio São Francisco. Suas anotações sobre a Chapada Diamantina ajudaram Euclides da Cunha a escrever Os Sertões.

 

Copyright © Guia Geográfico - Teodoro Sampaio, Biografia de Baianos Ilustres.

 

Retornou à Bahia, em 1904, onde desenvolveu e publicou vários estudos científicos. Escreveu os livros História da Fundação da Cidade da Bahia e o Tupy na Geografia Nacional, obras que, ainda hoje, são referências bibliográficas importantes em ciências humanas. Foi fundador e presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Eleito deputado federal, em 1927.

Theodoro Sampaio nasceu escravo. Foi alforriado no batismo, pelo seu pai. Em 1877, comprou a alforria de sua mãe e de seus irmãos. Faleceu em 1937 e hoje vive na memória nacional.

 

Capela Lapa

 

Teodoro Sampaio

 

 

 

 

 

Bahia Turismo