Antônio Rebouças ( 1839 -1874 )

Antônio Rebouças

 

Antônio Pereira Rebouças Filho nasceu em 13 de junho de 1839, na cidade de Cachoeira. Filho do conselheiro do Império, deputado e advogado baiano Antônio Pereira Rebouças. Tinha sete irmãos, incluindo André Pinto Rebouças.

Em 1846, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde ingressou na Escola Militar, junto com André. Ambos foram promovidos ao cargo de segundo tenente do Corpo de Engenheiros e complementaram seus estudos na Escola de Aplicação da Praia Vermelha.

Antônio e André foram para a Europa, em 1861, para complementar os estudos, especializando-se em construção de estradas de ferro e portos marítimos. No retorno ao Brasil, trabalhou no comissionamento de portos e fortificações, junto com André. O Tenente do Corpo de Engenheiros Antônio Rebouças foi o responsável por reformas em vários fortes no Sul do País, incluindo a da Fortaleza de Santana da Capital Catarinense, em 1863.

Em 1864, Antônio seguiu para Curitiba, onde assumiu o cargo de engenheiro chefe da Estrada da Graciosa, concluída em 1873. Fundou a Companhia Florestal Paranaense, a primeira grande empresa madeireira do Paraná.

Entre suas inúmeras realizações, projetou a estrada de ferro Curitiba-Antonina e a ponte sobre o rio Piracicaba, junto com seu irmão André, a primeira em concreto armado do País. Faleceu ao contrair malária, durante a construção da ponte, em maio de 1874.

Foi o idealizador da Ferrovia Curitiba-Paranaguá, um dos marcos da engenharia nacional, e chegou a realizar os primeiros estudos, mas faleceu antes de executá-los, jovem, aos 34 anos.

 

Bahia

 

Copyright © Guia Geográfico - Cachoeira, Recôncavo Baiano, Biografias

 

 

Cachoeira BA